BASES DE DADOS

BASES DE DADOS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA

BDENF - Base de Dados de Enfermagem: é uma base de dados bibliográficas especializada na área de Enfermagem. É desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Saúde/UFMG. Nasceu em 1988, numa tentativa de facilitar o acesso e a difusão das publicações da área, normalmente ausentes das bibliografias nacionais e internacionais. Desenvolveu-se com o patrocínio do PRODEN - Programa de Desenvolvimento da Escola de Enfermagem / UFMG e convênio estabelecido com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME, com o compromisso de alimentar a Base de Dados LILACS. Inclui referências bibliográficas e resumos de documentos convencionais e não convencionais, tais como: livros, teses, manuais, folhetos, congressos, separatas e publicações periódicas, gerados no Brasil ou, escritos por autores brasileiros e publicados em outros paises. Uma Sub-Rede Brasileira de Informação em Enfermagem - SURENF, da qual a Biblioteca J. Baeta Vianna é coordenadora, se encarrega da coleta, processamento e armazenamento de informações pertinentes ao tema, mantendo esta base de dados constantemente atualizada. Supre a ausência de uma Bibliografia Brasileira de Enfermagem, incluindo também documentos retrospectivos.

BIBLIOTECAS VIRTUAIS TEMÁTICAS.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE LITERATURA.

BIBLIOTECA VIRTUAL DOS NOTÁVEIS: traz os mais renomados autores da atualidade.

BIBLIOTECA VIRTUAL MULHER.

CAPES: o portal brasileiro de informação científica. Interessante e muito útil para professores, pesquisadores e estudantes no Brasil. A CAPES tem artigos de praticamente todas as áreas de estudo com acesso GRATUITO. O portal fornece acesso a milhares de periódicos científicos de praticamente todas as áreas de estudo  (vários nacionais e internacionais de ciências humanas, ciências sociais aplicadas, etc.). Proponho que divulguemos mais o portal, que é uma fonte riquíssima de conhecimento científico.

CNEN: Ministério da Ciência e tecnologia: periódicos por área do conhecimento.

COMUT: programa de comutação bibliográfica. O COMUT trabalha de acordo com a Lei dos Direitos Autorais.

COCHRANE: coleção de fontes de informação de boa evidência em atenção à saúde, em inglês. Inclui as Revisões Sistemáticas da Colaboração Cochrane, em texto completo, além de ensaios clínicos, estudos de avaliação econômica em saúde, informes de avaliação de tecnologias de saúde e revisões sistemáticas resumidas criticamente.

DOMÍNIO PÚBLICO: base de dados de livros, artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado entre outras publicações. Textos completos.

LEYES - Legislação Básica de Saúde da América Latina e Caribe: é uma base de dados coordenada pelo Sistema de Documentação sobre Legislação Básica do Setor de Saúde na América Latina e Caribe - Desarrollo de Politicas de Salud (HSP/OPAS - Washington, USA). Contém referências bibliográficas da legislação básica em saúde vigente em mais de trinta paises da América Latina e do Caribe. A informação contida nesta base de dados foi extraída em sua maior parte dos registros do Indice Legislativo Latino-americano mantido pela Divisão de Direito Hisponico da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com exceção das disposições constitucionais e dos códigos de saúde/sanitários.

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde: é uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME e que compreende a literatura relativa às Ciências da Saúde, publicada nos países da Região, a partir de 1982. Contém artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da área da saúde, atingindo mais de 350 mil registros, e outros documentos tais como: teses, capítulos de teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos e publicações governamentais.

MEDLINE - Literatura Internacional em Ciências da Saúde: é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4.000 títulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura desde 1966 até o momento, que cobrem as áreas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins. A atualização da base de dados é mensal.

PDQ - Physician Data Query: é uma base de dados que contém informação sobre prevenção, detecção e tratamento do câncer. PDQ inclui também informação sobre genética, cuidados médicos de apoio, medicina complementar e alternativa. É um serviço do Instituto Nacional del Câncer (Instituto Nacional do Câncer) para pessoas com câncer e familiares, para médicos, pessoal de enfermaria e outros profissionais da medicina.

PROSSIGA: excelente base de dados disponibilizada pelo ministério da ciência e tecnologia. Inesgotável fonte de informações úteis a todos os professores.

PUBMED - Serviço de U.S. National Library of Medicine: inclui aproximadamente 17 milhões de citações de MEDLINE,de revistas de ciências da vida e artigos de biomedicina desde 1950. PubMed fornece links para artigos completos e para outros recursos relacionados.

BVS - Biblioteca Virtual em Saúde: portal de textos completos.


SciELO: Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha): é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

Nenhum comentário: